História, historiografia e história da educação.


   Se vamos falar de história, podemos começar pela sua definição, mas essa não é precisa, tem-se por história. Enciclopédia Barsa, Enciclopédia Britânica Editores Ltda. Rio de Janeiro, 2000. História é uma disciplina que se ocupa do estudo dos acontecimentos relativos ao homem ao longo do tempo, com base na análise crítica de testemunhos concretos e verídicos.
Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira:  História. [...]. S.f. 1. Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular e na vida da humanidade, em geral... 2. Conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição e ou por meio dos documentos, relativos à evolução, ao passado da humanidade. 3. Ciência e método que permitem adquirir e transmitir aqueles conhecimentos. 4. O conjunto das obras referentes à história...  
O  Dicionário de Filosofia, de Nicola Abbagnano, que registra que  o termo HISTÓRIA  apresenta uma ambiguidade fundamental: por um lado, significa o conhecimento dos fatos ou a ciência que estuda os acontecimentos no tempo, em latim historia rerum gestarum;  de outro, o termo história significa os próprios fatos ou a totalidade deles, em latim historia res gestae. 
     Há uma grande necessidade da pesquisa histórica para compreendermos o meio em que vivemos, e sua função na formação de educadores em nosso país, a relação entre história e história da educação se baseia na concepção de que ambos podemos criar coisas no futuro, pois nada se cria apenas se transforma, portanto temos que conhecer o passado, e o que  foi feito para podermos conhecer e entender os fatos do presente. alem disso, a educação é parte construtiva da história da humanidade,  a autora Maria lúcia de Arruda Aranha, elucida a importância da história da educação:
[...] não se trata apenas de uma disciplina escolar chamada história da educação, mas igualmente da abordagem cientifica de um importante recorte da realidade. Estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social, não significa, porem , que essa sincronia deva ser entendida como simples paralelismo entre fatos da educação e fatos políticos e sociais. na verdade, as questões de educação são engendradas nas relações que se estabelecem entre pessoas nos diversos segmentos da comunidade. A educação não é, portanto, um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos do jogo do poder, por estar de fato envolvida na politica[...]. (ARANHA, 2006,p 24). 
     Podemos afirmar que a história da educação como explicitou a autora está altamente envolvida na politica e por esse motivo sofre por suas frequentes mudanças e aliança. Afinal para que estudar história da educação? para auxiliar na compeenção, da atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intelectual e nao meramente intuitiva.


leituras recomendadas:

  • ANDERY,M.A. e outros. Para Compreender a Ciência; uma perspectiva histórica. rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1988. p11-18
  • ARANHA, Maria lúcia de arruda. historia da educação e da pedagogia. 3ª Ed. São Paulo, 2006. p19-31
  • CARDOSO, Ciro F.S.. Uma Introdução á História. São Paulo: Brasiliense,1986.
  • ANDREOTTI, Azilde L; MINTO, Lalo W.; LOMBARDI, J.C. . História da Administração Escolar no Brasil. Campinas, SP : Alinea, 2010.
  • LOPES, Eliane M. T.. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo : Ática, 1986.p.22-39.








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